Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/38427
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LuccaSeabraCruz_tcc.pdf1,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Security By Design : uma análise da produção de artigos acadêmicos em bases de dados de 2018 a 2022
Autor(es): Cruz, Lucca Seabra
Orientador(es): Alves, Carlos André de Melo
Assunto: Análise bibliométrica
Segurança cibernética
Data de apresentação: 28-Nov-2023
Data de publicação: 2-Mai-2024
Referência: CRUZ, Lucca Seabra. Security By Design: uma análise da produção de artigos acadêmicos em bases de dados de 2018 a 2022. 2023. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O objetivo geral deste estudo é descrever a produção de artigos científicos com o tema security by design presente em bases de dados acadêmicas no período de 2018 a 2022. Foi desenvolvida uma análise bibliométrica por meio de pesquisa descritiva, abordagem quali-quantitativa e amostra não probabilística de 76 artigos provenientes das bases de dados Scopus, Web of Science e ProQuest. O tratamento dos dados se deu por estatística descritiva, elaboração de nuvem de palavras e análise de conteúdo. A análise de conteúdo consistiu no mapeamento da presença ou ausência dos dez princípios de security by design da OWASP (2016) no texto da amostra de artigos. Como principais resultados, identificou-se que o ano de 2022 obteve 27,63% da amostra. 69,44% das instituições as quais os autores são filiados se encontram na Europa. Os periódicos IEEE Access e o Sensors publicaram 9,21% dos artigos e o IEEE Transactions on Industrial Informatics e Future Generation Computer Systems publicaram 2,63% cada. As instituições Florida Atlantic University, a University of Haifa e a University of Campania Luigi Vanvitelli participaram da produção de 3 artigos cada. Houve 81,58% dos artigos escritos por três ou mais autores. A abordagem qualiquantitativa esteve presente em 47,37% dos artigos e a qualitativa em 44,74% deles. Os princípios de security by design mais encontrados nos artigos da amostra foram "Minimize a área de superfície de ataque", presente em 80,26% da amostra, "Estabeleça padrões seguros", presente em 68,42%, e "Aplique a defesa em profundidade", presente em 55,26%. Na distribuição de palavras-chave, 'IoT' obteve 36 aparições, seguida por 'security' com 14 aparições e 'cybersecurity' com 10 aparições. O estudo busca trazer reflexões para administradores, desenvolvedores de software, gestores de segurança da informação e estudiosos que busquem entender a aplicação dos conhecimentos sobre o tema almejando o aprimoramento da gestão de segurança cibernética nas organizações.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.