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dc.contributor.advisorJúnior, Aldery Silveira-
dc.contributor.authorVivaldo, Evanilton de Almeida-
dc.identifier.citationVIVALDO, Evanilton de Almeida. Análise das barreiras relacionadas aos custos incidentes sobre o transporte de carga por cabotagem. 2023. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA cabotagem no Brasil, apesar de apresentar uma redução de custos no transporte de grandes quantidades de cargas, vem sendo subutilizada. O país possui uma enorme costa marítima e uma distribuição demográfica favorável ao uso da cabotagem como meio de transporte de cargas. O objetivo da pesquisa foi identificar e analisar as principais barreiras relacionadas aos custos incidentes sobre o transporte por cabotagem no Brasil. A metodologia utilizada baseou-se em pesquisa bibliográfica e documental, através de livros, periódicos, documentos e relatórios oficiais, bem como sites governamentais. Foram identificadas cinco barreiras: custos de depreciação e renovação de frota; custos operacionais; custos de capacidade de carga das embarcações e ao custo do quilômetro inicial; custos com a Intermodalidade. O estudo realizado poderá contribuir para a melhoria na tomada de decisão no que diz respeito ao transporte de cargas no país, além de estimular a decisão de investimento e o incentivo à cabotagem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCustospt_BR
dc.subject.keywordIndústria navalpt_BR
dc.subject.keywordTransporte de cargapt_BR
dc.titleAnálise das barreiras relacionadas aos custos incidentes sobre o transporte de carga por cabotagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-05-02T15:33:35Z-
dc.date.available2024-05-02T15:33:35Z-
dc.date.submitted2023-11-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/38439-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Coastal shipping in Brazil, despite offering cost reductions for the transportation of large cargo quantities, has been underutilized. The country boasts an extensive coastline and a demographic distribution favorable to the use of coastal shipping as a means of cargo transportation. The research aimed to identify the main barriers related to costs affecting coastal shipping in Brazil. The methodology relied on bibliographic and documentary research, encompassing books, journals, official documents, reports, as well as government websites. Five barriers were identified: Barriers related to fleet depreciation and renewal costs; Operational cost barriers; Capacity-related costs of vessels; Initial kilometer cost barriers; and Intermodality cost barriers. The conducted study could contribute to enhancing decision-making regarding cargo transportation in the country, while also encouraging investment decisions and promoting coastal shipping.pt_BR
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