Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4343
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AndreiaLuizaCorreaCesar.pdf814,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impactos sociais e econômicos da adoção do software público i-Educar na gestão escolar
Autor(es): Cesar, Andréia Luiza Corrêa
Orientador(es): Freitas, Christiana Soares de
Assunto: Tecnologia na educação
Software gratuito
Inovações educacionais
Governo eletrônico
Desenvolvimento organizacional
Data de apresentação: 11-Jul-2012
Data de publicação: 15-Jan-2013
Referência: CESAR, Andréia Luiza Corrêa. Impactos sociais e econômicos da adoção do software público i-Educar na gestão escolar. 2012. 84 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A iniciativa governamental de criar o Portal do Software Público Brasileiro, um ambiente virtual destinado à disponibilização de softwares de interesse público e ao desenvolvimento compartilhado de conhecimento tecnológico, revela uma característica do estágio atual da Sociedade da Informação: a crescente importância das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs – e de bens intangíveis, como o conhecimento. Neste espaço virtual o software é tratado como um bem público, objeto de compartilhamento para toda a sociedade. O presente trabalho parte desse pressuposto para iniciar a análise dos impactos sociais e econômicos do software i-Educar, analisando a possibilidade de geração de emprego e renda às pessoas que prestam algum tipo de serviço para os usuários desta ferramenta de informatização da gestão escolar. O estudo dedicou-se ainda à apreciação da expansão e consolidação dos princípios democráticos da publicidade, responsividade e porosidade decorrentes da utilização do Portal e mais especificamente do i-Educar. A recente criação e normatização do software público e a idealização do Portal podem explicar os poucos estudos sobre este assunto, o que reforça a importância desse trabalho. As entrevistas e questionários realizados revelaram o potencial que uma ferramenta tecnológica tem para ampliar a cidadania, o acesso à informação e a participação social. No entanto, a real contribuição de um portal governamental para o sistema democrático e, consequentemente, para a efetivação de políticas públicas está intimamente relacionado à integração de novos atores no processo decisório e à efetiva participação desses atores que, neste caso, requer a mudança em alguns modelos mentais arraigados na sociedade brasileira atual.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons