Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5012
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LuizaReinehrTabet.pdf2,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Visibilidade e vigilância : o professor de ensino médio no Facebook e os possíveis impactos na sua carreira
Autor(es): Tabet, Luiza Reinehr
Orientador(es): Calazans, Fabíola Orlando
Assunto: Professores de ensino médio
Internet
Redes sociais on-line
Data de apresentação: 26-Fev-2013
Data de publicação: 3-Mai-2013
Referência: TABET, Luiza Reinehr. Visibilidade e vigilância: o professor de ensino médio no Facebook e os possíveis impactos na sua carreira. 2013. 104 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Diante dos avanços tecnológicos, principalmente no âmbito comunicacional, e da invasão de privacidade que ocorre dentro da Internet, apresenta-se a necessidade de se compreender como a visibilidade de um determinado público pode impactar a sua comunicação, assim como sua carreira profissional. Com a possibilidade de comunicação no ciberespaço e com o constante crescimento de novos usuários a cada dia, as noções de privacidade e de exposição de informações pessoais mudaram dentro desse novo ambiente, o que gerou dúvidas e inquietações sobre os possíveis impactos e consequências que podem surgir a partir dessa exibição. O que é desejado atualmente pelas pessoas é a troca de experiências quotidianas com seus pares dentro das redes sociais, a todo o momento e sobre diversos assuntos, desde à educação ao entretenimento. O professor de ensino médio desperta a curiosidade e a atenção nesta pesquisa por ser uma pessoa comum, a qual se comunica e troca experiências como qualquer outra pessoa, mas que sofre cobranças, exigências e um alto grau de vigilância como uma celebridade, a qual deve sempre se atentar à sua conduta dentro e fora do ambiente cibernético, razão que, caso sua exibição não seja ponderada, impactos positivos e negativos poderão surgir em sua vida pessoal e profissional. Para entender como se dá a comunicação do professor dentro do ambiente cibernético, foram estudados conceitos de visibilidade, vigilância, ciberespaço e cibercultura, as legislações nacionais e internacionais cibernéticas, a maneira como os adolescentes usam a Internet para se comunicar, trocar experiências e vigiar os perfis de seus professores, os quais também tiveram seus perfis analisados dentro do Facebook. Para finalizar, foram realizadas duas entrevistas com professoras de ensino médio, sendo uma de escola pública e outra de particular, as quais forneceram dados e informações fundamentais para as análises presentes no trabalho. _______________________________________________________________________ ABSTRACT
Due to the technological progress and the invasion of private life inside the internet, especially in the communications scope, it is necessary to comprehend how the visibility of a particular audience may impact in its communication skills, as well as in its professional career. With a real possibility of communication in cyberspace and the constant increase of the number of users each day, the current ideas of privacy and exposure of personal informations have changed in this new environment, which has raised questions and concerns about the possible impacts and consequences that may arise from it. Nowadays, the urge of people is to exchange everyday experiences within social networks, at all times and about many subjects, from education to entertainment. High school teachers are the main subject of this research for being an ordinary person, that communicates and exchange experiences like everybody else, but at the same time is under a lot of pressure and suffers many demands and surveillances, just like a celebrity. As a consequence, the teacher must always be alert about his conduct on and off the cyber environment, because it may have positive and negative impacts on his personal and professional life. To understand how the teachers communicate inside the cybernetic environment, concepts like visibility, vigilance, cyberspace and cyberculture were studied, as well as national and international laws and legislation and the way that the teenagers use the web - how they communicate and how they watch and analyze their teacher’s Facebook accounts. Finally, two interviews were conducted with two different teachers, one from public school and one from private, which provided data and analyzes for the essencial information in the present work.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, 2013.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons