Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5331
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MariaJoaquinadoCarmoSilva.pdf606,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma análise do processo de alfabetização e letramento de crianças e adolescentes de uma escola do município de Carinhanha
Autor(es): Silva, Maria Joaquina do Carmo
Orientador(es): Ferreira, Nirce Barbosa Castro
Assunto: Distúrbios da aprendizagem
Alfabetização
Letramento
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 19-Jun-2013
Referência: SILVA, Maria Joaquina do Carmo. Uma análise do processo de alfabetização e letramento de crianças e adolescentes de uma escola do município de Carinhanha. 2013. 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar dificuldades encontradas pelos professores no processo de alfabetização e do letramento de uma turma de alunos, 5° ano das séries iniciais de uma escola do município de Carinhanha. O tema foi escolhido, a partir da minha inserção como professora nessa escola, e por isso, ter a percepção muito próxima do objeto pesquisado. A pesquisa se fundamenta em alguns teóricos que estudam os conceitos de alfabetização e de letramento, como Magda Soares e Paulo Freire, como para uma analise mais detalhada, faço uma reflexão sobre a prática do professor alfabetizador, atuante na escola, e busco a contribuição de algumas metodologias desenvolvidas sobre o tema. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, e utiliza-se como método investigativo o estudo de caso. Os sujeitos participantes são cinco professores, dois coordenadores e um vice-diretor, da mesma escola. Com esse estudo, foi possível perceber alguns dos fatores relevantes para a frequente ocorrência de dificuldade no processo de ensino/aprendizagem. Tais como: A debilidade na formação do professor, e a ausência dos pais ou responsáveis no processo escolar do aluno. O caso mostra que é preciso, repensar estratégias que possam trazer os pais para dentro da escola, no sentido de dar uma nova significação na alfabetização desses alunos e alunas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons