Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/7157
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AngelicaRochaMartins.pdf524,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A temática perfume como contexto para o ensino de Química
Autor(es): Martins, Angélica Rocha
Orientador(es): Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro
Assunto: Perfumes
Química - estudo e ensino
Ensino - meios auxiliares
Cinema na educação
Data de apresentação: 18-Dez-2013
Data de publicação: 7-Mar-2014
Referência: MARTINS, Angélica Rocha. A temática perfume como contexto para o ensino de Química. 2013. vi, 32 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Os perfumes são cosméticos conhecidos e admirados por todos. Há séculos seu uso começou em cerimônias religiosas e para perfumar corpos e ambientes, tornando-os mais agradáveis. As essências estão ligadas às nossas emoções e por isso podem nos trazer conforto e paz de espírito. A partir de um assunto tão agradável e de um produto hoje tão popular, decidimos mostrar aos alunos do Ensino Médio o quanto a Química está presente no nosso cotidiano. Neste trabalho, utilizaremos trechos do filme “O Perfume: A História de Um Assassino” para fazermos uma aula temática sobre perfumes. Acreditamos que utilizar filmes em sala de aula é uma boa estratégia para quebrar a rotina e chamar a atenção dos alunos. Para abordar os conceitos químicos envolvidos no tema Perfumes, trabalharemos com experimentação com abordagem investigativa, atividade que vem sendo defendida no meio acadêmico como bastante eficiente no processo de aprendizagem, devido ao fato de favorecer a compreensão crítica dos conceitos abordados, na tentativa de eliminar a tradicional memorização.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2013.
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons