Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8677
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GabrielHidekiVatanabeBrunello.pdf404,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inferência bayesiana em sistemas de reparo imperfeito
Autor(es): Brunello, Gabriel Hideki Vatanabe
Orientador(es): Avalle, Gustavo Leonel Gilardoni
Assunto: Sistemas Reparáveis
Inferência bayesiana
Reparo Imperfeito
Data de apresentação: 25-Jun-2014
Data de publicação: 16-Out-2014
Referência: BRUNELLO, Gabriel Hideki Vatanabe. Inferência bayesiana em sistemas de reparo imperfeito. 2014. 31 f., il. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Neste trabalho aborda-se o uso de modelos de reparo imperfeito no estudo de sistemas reparáveis utilizando diferentes bancos de dados. O estudo tem como objetivo verificar se os modelos apresentam bons ajustes, comparando-os com o ajuste do modelo de reparo mínimo utilizando o BIC como critério de comparação. Outro ponto estudado é a comparação da abordagem bayesiana com a abordagem clássica nesse tipo de modelagem, verificando as limitações, dificuldades e resultados de cada método. Verificou-se que nos bancos de dados estudados, o modelo de reparo imperfeito só se mostrou mais e ciente que o de reparo mínimo quando o parâmetro de reparo era superior a 0,5, e que a abordagem bayesiana se mostra mais prática pois evita alguns problemas na estimação do parâmetro, porém ainda não se sabe uma forma viável de se estimar o valor esperado de falhas no contexto bayesiano.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2014.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons