Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8697
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MatheusdosSantosRabetti.pdf1,36 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Relação entre o investimento na campanha de candidatos e concessão de contratos públicos
Autor(es): Rabetti, Matheus dos Santos
Orientador(es): Silva, Alan Ricardo da
Assunto: Campanha eleitoral
Contratos administrativos
Correlação linear
Eleições
Eleições - financiamento
Data de apresentação: 24-Jun-2014
Data de publicação: 20-Out-2014
Referência: RABETTI, Matheus dos Santos. Relação entre o investimento na campanha de candidatos e concessão de contratos públicos. 2014. viii, 41 f., il. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O quão importante é o dinheiro dentro do processo eleitoral? Em um contexto de escândalos atrás de escândalos onde vemos pessoas políticas envolvidas com manipulação de contratos públicos, empresas novas enriquecendo em velocidade absurda, crescimento exponencial do valor total de doação recebida pelos partidos, entre outros casos citados no trabalho, vemos a necessidade de se levantar estudos sobre o assunto que nos ajudem a responder essa pergunta e muitas outras. A Estatística é a ciência que nos permite responder grandes questionamentos da nossa sociedade diante do acesso a informação nos dias de hoje. Com a disponibilidade pública dos dados de contratos públicos e a declaração de renda dos partidos e candidatos podemos alcançar esse objetivo. Os resultados mostraram que não existem grandes correlações entre o valor doado para campanhas eleitorais e contratos firmados com o governo federal. No entanto, este trabalho fomenta estudos posteriores sobre o assunto trazendo a importância da utilização dessas bases públicas sobre contratos e doações partidárias.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2014.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons