Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8717
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MariadeFatimaLiradeCarvalho.pdf1,35 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto da atenção visual nas redes sociais
Autor(es): Carvalho, Maria de Fátima Lira de
Orientador(es): Nakano, Eduardo Yoshio
Assunto: Algoritmos
Comportamento humano
Estimador (Estatística)
Redes sociais on-line
Atenção visual
Data de apresentação: Jun-2014
Data de publicação: 20-Out-2014
Referência: CARVALHO, Maria de Fátima Lira de. O impacto da atenção visual nas redes sociais. 2014. viii, 37 f., il. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O aumento da popularidade das redes sociais tem causado um impacto muito grande na forma com que os indivíduos se relacionam. Entender esse relacionamento é essencial para compreender o comportamento humano. Portanto, diversos estudos de atenção visual nas redes sociais têm sido feitos. Visando entender melhor a atenção visual, foi feito o estudo - “Um Estudo Sobre o Impacto da Atenção Visual nas Redes Sociais” por Daniele V. Ferreira e Genaína Rodrigues e Wellington Y.L. Akamine e Mylene C. Q. Farias. O estudo usou algoritmos computacionais que detectam possíveis regiões atrativas para o olho humano e, através do algoritmo, foram criados mapas de atenção visual em 240 interfaces de quatro redes sociais: Facebook, Orkut, Twitter e LinkedIn. Através dos mapas de atenção visual é possível calcular regiões de atratividade nas interfaces e saber quais áreas são as mais atrativas e tem maior navegação pelos usuários. Foram definidos scores para calcular uma média de atratividade de cada região. Dentro de um contexto bayesiano, usando distribuições a priori, é possível encontrar um estimador para a média de atratividade através de uma distribuição à posteriori. Encontrados os estimadores é possível concluir as regiões das interfaces que tem maior atratividade pelos usuários e também comparar o estudo, com o semelhante, feito por Benevenuto et al. (2009), sobre o impacto na atenção visual nas redes sociais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2014.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons