Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8865
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_EllenPereiraArantesRodrigues.pdf218,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A relação entre gestão democrática e coordenação pedagógica na construção de uma aprendizagem cidadã
Autor(es): Rodrigues, Ellen Pereira Arantes
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Assunto: Coordenação pedagógica
Gestão escolar democrática
Aprendizagem
Planejamento
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 3-Nov-2014
Referência: RODRIGUES, Ellen Pereira Arantes. A relação entre gestão democrática e coordenação pedagógica na construção de uma aprendizagem cidadã. 2013. 51 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho aborda a importância do planejamento da gestão e coordenação pedagógica, tendo como seu principal objetivo a construção da cidadania em sala de aula nos anos iniciais. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do Distrito Federal, na cidade de Samambaia. Foram aplicados questionários aos professores, coordenador, pedagogo e gestor e observadas aulas com o objetivo de perceber a construção de uma educação cidadã por intermédio de uma gestão/coordenação/professor e ações, onde se prioriza o aluno. O movimento teórico do trabalho procurou conceituar cidadania, prática docente, gestão democrática para que pudéssemos entender como se daria todo o processo de trabalho, definido a partir dos objetivos da pesquisa. Ao irmos a campo estabelecemos comparações a respeito da construção de um planejamento voltado para a prática da cidadania em sala de aula, buscando assim, favorecer os alunos contribuindo para que estes possam futuramente, participar ativamente do processo de evolução da sociedade onde estão inseridos. Os dados apontam que na escola observada o planejamento é elaboradopor meio da intervenção e articulação da coordenação pedagógica a qual prima pela inserção da cidadania nas atividades planejadas, individual e coletivamente, colaborando assim, para a construção de ideais democráticos e cidadãos em seus alunos. A coordenação pedagógica faz o elo entre esses planejamentos e garante a realização dos mesmos, auxiliando,organizando, sugestionado e participando ativamente de todo o processo construtivo da educação.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons