Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9202
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JaquelineCorreaLustosaMachado.pdf591,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do gestor escolar na aprendizagem dos alunos : análises e constatações
Autor(es): Machado, Jaqueline Correa Lustosa
Orientador(es): Lima, Erisevelton Silva
Assunto: Gestão escolar democrática
Gestor escolar
Projeto político-pedagógico
Gestão escolar
Aprendizagem
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 16-Dez-2014
Referência: MACHADO, Jaqueline Correa Lustosa. O papel do gestor escolar na aprendizagem dos alunos: análises e constatações. 2014. 52 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A presente pesquisa foi intitulada O papel do gestor escolar na articulação da aprendizagem dos alunos: análises e constatações, tendo como objeto de estudo o papel do gestor no que diz respeito à garantia de aprendizagem dos alunos. O problema colocado foi qual a percepção do gestor escolar sobre as ações que promovem aprendizagem para todos os alunos da escola Beija Flor. E o objetivo geral desta pesquisa foi a de investigar qual a percepção do gestor escolar sobre as ações que promovem a aprendizagem de todos os alunos. Quanto à metodologia optou-se por um enfoque qualitativo, por meio de um estudo de caso, em uma escola pública da cidade de Ceilândia, Brasília - DF. Utilizou-se de observações, análise documental e questionários com os atores da comunidade escolar (gestora, supervisora, professores, pais e funcionários). Os dados foram organizados e sistematizados de modo a possibilitar a interpretação das informações obtidas e a conclusão da pesquisa. Foi possível constatar como a gestora atua de forma a garantir a aprendizagem dos alunos da comunidade em questão. Ficou evidente que o gestor pode contribuir sobremaneira na superação de limites e dificuldades que possam surgir para aprendizagem dos alunos, possibilitando o aprimoramento de sua gestão e consequentemente melhorando a qualidade na educação.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons