Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9368
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AdmaSarahBoibaMartins.pdf197,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Contribuições de Marie Curie para a ciência e a formação científica de jovens
Autor(es): Martins, Adma Sarah Boiba
Orientador(es): Silva, Roberto Ribeiro da
Assunto: Curie, Marie, 1867-1934
Ciência - história
Experimentação
Química - estudo e ensino
Data de apresentação: 2-Jul-2014
Data de publicação: 15-Jan-2015
Referência: MARTINS, Adma Sarah Boiba. Contribuições de Marie Curi para a ciência e a formação científica de jovens. 2014. 45 f. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Por muito tempo, o ensino de Ciências tem se mostrado insatisfatório e apresentado diversos problemas. Consequentemente, a aprendizagem destas disciplinas também tem apresentado baixos resultados. Na tentativa de solucionar estes problemas, vários teóricos têm apresentado propostas para tornar o ensino de Química mais eficiente. Além de acreditarmos que a associação do conhecimento químico com a vida cotidiana facilita o ensino de Ciências, defendemos duas estratégias para possibilitar a superação desta crise: o uso da História da Ciência e a experimentação. No século XIX, Marie Curie já usava destas estratégias em suas aulas quando formou uma cooperativa de ensino com outros amigos cientistas e professores, para ensinarem Ciências para seus filhos. Neste trabalho, apresentamos, analisamos e discutimos algumas aulas que foram descritas por uma de suas alunas no livro “Aulas de Marie Curie” e selecionamos alguns deles para realizarmos com alguns alunos e verificarmos se esta estratégia realmente se mostra eficiente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2014.
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons