Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/26028
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_IzabelaDePinhoPriscoDamasceno_tcc.pdf521,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Transparência da gestão pública municipal : um estudo de caso no município de Buritis - MG
Autor(es): Damasceno, Izabela de Pinho Prisco
Orientador(es): Lesses, Olinda Maria Gomes
Assunto: Transparência pública
Gestão pública
Acesso à informação
Data de apresentação: 27-Abr-2019
Data de publicação: 26-Nov-2020
Referência: DAMASCENO, Izabela de Pinho Prisco. Transparência da gestão pública municipal: um estudo de caso no município de Buritis - MG. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal)—Universidade de Brasília, Buritis - MG, 2019.
Resumo: O elevado nível de transparência pública aumenta a participação da sociedade e promove a democracia. Sua legalidade se dá quando o cidadão tem um maior acesso às informações dos atos e das ações da Administração Pública que é um direito previsto no artigo 5º da Constituição Federal Brasileira. Esse trabalho teve como objetivo analisar o nível de transparência pública do município de Buritis - MG. Trata-se de uma pesquisa exploratória e de abordagem qualitativa. Foi realizada uma análise de conteúdo no material disponível no portal eletrônico da prefeitura de Buritis para obter o grau de transparência de acordo com as normas brasileiras quanto aos requisitos da transparência ativa, transparência passiva, boas práticas e plano de dados abertos. Os resultados possibilitaram gerar o nível de transparência do município de Buritis - MG em relação aos indicativos propostos pelas legislações brasileiras e indicativas NTP - Nível de Transparência Pública, modelo proposto por Klein. Assim, de acordo com os dados apresentados, conclui-se que o desempenho do município de Buritis - MG foi de 54,2%. Demonstrando, dessa forma, a necessidade do aperfeiçoamento da transparência, do acesso à informação e da melhoria da gestão pública. Foi possível identificar que a dimensão PDA - Plano de dados abertos, obteve 100% de aprovação nos requisitos analisados, mostrando que o sítio possui plano de dados abertos disponível, possibilitando gravações de relatórios em diversos formatos. Conclui-se que o indicador de transparência do município de Buritis - MG foi de 54,2%, necessitando de intervenção dos gestores públicos para fazerem as melhorias e o efetivo cumprimento da legislação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.