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Título: Medidas socioeducativas em meio aberto : um estudo sobre a precarização do serviço em Valparaíso de Goiás
Autor(es): Santos, Heloísa Maria Bezerra de Oliveira
Orientador(es): Ribeiro, Igo Gabriel Santos
Assunto: Medidas socioeducativas em meio aberto
Adolescentes infratores
Socioeducação
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 2-Mai-2023
Referência: SANTOS, Heloísa Maria Bezerra de Oliveira. Medidas socioeducativas em meio aberto: um estudo sobre a precarização do serviço em Valparaíso de Goiás. 2022. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Para o desenvolvimento deste estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica e exploratória, por meio do levantamento de literatura e da aplicação de questionários semiestruturados, utilização de dados secundários extraídos de Planos Individuais de Atendimento (PIAs) e Prontuários Sociais. O levantamento da literatura contemplou publicações científicas sobre as Medidas Socioeducativas em Meio Aberto no Brasil, enquanto o levantamento de dados secundários e a aplicação de questionários semiestruturados se restringiram ao município de Valparaíso de Goiás/GO. Por meio de uma abordagem histórico-crítica, o estudo buscou identificar os desafios estruturais e subjetivos que envolvem a atuação de trabalhadoras e trabalhadores da Assistência Social do município indicado, o quais são responsáveis pela execução das Medidas Socioeducativas (MSE) em meio aberto. Os resultados revelaram que há uma relação estreita entre a precarização da Política de Assistência Social no município, em especial quando se trata dos recursos disponíveis para a execução do serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida e prestação de serviço à comunidade. As análise empenhadas no presente estudo buscaram contribuir para a compreensão dos desafios enfrentados pelos profissionais e pela Política de Assistência Social no município, a fim de superá-los e desenvolver estratégias para qualificar a oferta do serviço de proteção para adolescentes em um cumprimento de MSE em meio aberto.
Abstract: For the development of this study, a bibliographic and exploratory research was carried out, through the literature survey and the application of semi-structured questionnaires, using secondary data extracted from Individual Assistance Plans (PIAs) and Social Records. The literature survey included scientific publications on Socio-educational Measures in the Open Environment in Brazil, while the survey of secondary data and the application of semistructured questionnaires were restricted to the municipality of Valparaíso de Goiás/GO. Through a historical-critical approach, the study sought to identify the structural and subjective challenges that involve the performance of workers of the Social Assistance of the indicated municipality, which are responsible for the execution of the Socio-educational Measures (MSE) in an open environment. The results revealed that there is a close relationship between the precariousness of the Social Assistance Policy in the municipality, especially when it comes to the resources available for the execution of the social protection service to adolescents in compliance with the socio-educational measure of assisted freedom and the provision of service to adolescents. community. The analysis undertaken in the present study sought to contribute to the understanding of the challenges faced by professionals and by the Social Assistance Policy in the municipality, in order to overcome them and develop strategies to qualify the offer of the protection service for adolescents in compliance with MSE in half open.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, 2022.
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