Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34826
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_PedroSantanaMendanha_tcc.pdf559,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As aulas de educação física escolar podem ser um ambiente propício para o desenvolvimento da autoestima infantil?
Autor(es): Mendanha, Pedro Santana
Orientador(es): Leite, Jaciara de Oliveira
Assunto: Crianças
Autoestima
Educação física
Desenvolvimento humano
Educação infantil
Data de apresentação: 14-Fev-2023
Data de publicação: 18-Mai-2023
Referência: MEDANHA, Pedro Santana. As aulas de educação física escolar podem ser um ambiente propício para o desenvolvimento da autoestima infantil?. 2023. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral identificar quais são as possíveis contribuições da escola e das aulas de Educação Física Escolar na construção da autoestima infantil. E, como objetivos específicos: a) Identificar e analisar a produção acadêmica a respeito da autoestima e desenvolvimento infantil. b) Compreender as possíveis relações entre a educação física, aprendizagem, desenvolvimento e a autoestima infantil. A metodologia foi de natureza quanti-qualitativa e baseou-se na busca por artigos científicos em plataformas digitais, voltadas para os campos da saúde e educação (PubMed; BVS; Capes), a fim de identificar a produção acadêmica do período entre 30 de janeiro de 2017 e 30 de janeiro de 2022. Após a coleta e análise quanti-qualitativa dos dados, chegou-se a uma amostra de 22 artigos e que desses 16 se apresentam apenas na língua inglesa, o que evidencia uma carência na produção em língua portuguesa abordando estes temas. Como conclusões tem-se que o número de textos que compõe o “estado da arte” e que tratam diretamente da correlação entre a educação física escolar e autoestima infantil ainda é escasso e tais temas ainda demandam uma maior atenção da comunidade científica e acadêmica. Cabe destacar, também, que após a leitura na íntegra dos textos, foi possível categorizar a produção a partir das principais temáticas encontradas, quais sejam: “Práticas Corporais e desenvolvimento infantil”, “Escola e relação professor/a- criança”, “Autoestima infantil e suas correlações”. Tais categorias reforçaram que as experiências que a criança vivencia no dia a dia da escola tem a potência de influenciar a sua visão de mundo, como ela se enxerga perante seus colegas e suas percepções sobre si.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.