Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36999
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GabrielCunhaBessaVieira_tcc.pdf1,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: DDoS por reflexão amplificada usando o Mirai
Autor(es): Vieira, Gabriel Cunha Bessa
Orientador(es): Gondim, João José Costa
Assunto: Internet das coisas
Ataque de negação de serviço
Redes de computação - medidas de segurança
Data de apresentação: 16-Fev-2023
Data de publicação: 7-Dez-2023
Referência: VIEIRA, Gabriel Cunha Bessa. DDoS por reflexão amplificada usando o Mirai. 2023. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Desde 2016 com o surgimento da botnet Mirai, foi possível notar o surgimento de novas variantes do Mirai, visto que o seu código foi postado em um fórum público, e hoje se encontra no Github. O Mirai por si só já é conhecido por realizar ataques complexos utilizando diversos protocolos como HTTP (Hypertext Transfer Protocol), DNS (DomainName System), UDP (User Datagram Protocol), TCP (Transmission Control Protocol)entre outras variações de ataque do próprio Mirai. O propósito deste trabalho é implementar uma nova função dentro do Mirai para entender o comportamento de um ataque de negação de serviço por reflexão amplificada aplicada a uma botnet. Por meio desse ataque, dentro de um ambiente controlado, o intuito do trabalho é mostrar o poder denegação de serviço que um ataque de negação de reflexão amplificada possui em contraste com os outros ataques existentes no Mirai. O trabalho está dividido em cinco partes. A introdução onde são apresentados a motivação, justificativa e objetivo do trabalho. O segundo capítulo consiste no referencial teórico do Mirai que sustenta todos os pontos necessários para a realização do ataque de reflexão amplificada. O terceiro capítulo consiste nas instruções para a montagem do laboratório para execução do Mirai. O quarto capítulo consiste nos testes e resultados com o ataque de reflexão amplificada. Por último o quinto capítulo consiste na conclusão do trabalho.
Abstract: Since 2016, when Mirai botnet was born, it was possible to note new variants of Mirai was being deployed into the wild, since its source code has been published on a public forum, and later on Github. Mirai itself is already well known, since it does complex attacks utilizing protocols like HTTP (Hypertext Transfer Protocol), DNS (Domain Name Sys tem), UDP (User Datagram Protocol), TCP (Transmission Control Protocol) alongside other variants that is implemented on Mirai. The purpose of this undergraduate thesis is to implement a new function inside Mirai to understand how an amplified reflection attack applied to a botnet works and how much more power it has compared to other native Mirai attacks. The thesis is divided onto five parts, which are introduction, theori cal refence about Mirai, laboratory setup alongside with code alterations on Mirai source code, results and conclusion.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.